Home      
pt | en
investigação
 

INVESTIGAÇÃO

O nosso impacte no ambiente decorre do modelo desenvolvimento pós-revolução industrial, que assenta maioritariamente no factor crescimento e traz consigo vários efeitos secundários nefastos. É um impacte que, por influenciar grandemente o mundo natural onde estamos integrados, traz consigo consequências desastrosas para a própria sociedade humana. Este impacte está intimamente ligado aos padrões de consumo e produção da sociedade contemporânea.

Sabendo que o perfil dos produtos é traçado na fase de design e com o enquadramento das políticas de consumo e produção sustentáveis que tem vindo a ser desenvolvidas desde a Cimeira Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável em Joanesburgo (2002), esta investigação pretende contribuir, pela actividade do design, para uma mudança do paradigma de produção.

A investigação terá uma abordagem centrada num só sector de actividade – mobiliário doméstico em madeira - e basear-se-á no cruzamento da informação de trabalhos realizados anteriormente na área dos processos e ferramentas de ecodesign, da análise da indústria do mobiliário portuguesa, da análise dos critérios de sustentabilidade e da avaliação de como integrar esses critérios no desenvolvimento de produto.

O objectivo será criar informação e ferramentas de design, optimizadas para este sector, que ajudem os designers e industriais no processo de desenvolvimento de produtos, impulsionando a criação de produtos mais sustentáveis e trazendo benefícios para as empresas e para todas as partes envolvidas, contribuindo ainda para a sedimentação de um corpo prático do design sustentável que poderá ser extrapolado para outras áreas de actividade.

 

PALAVRAS-CHAVE

Design sustentável;
Ecodesign;
Métodos de design;
Indústria do mobiliário;
Ciclo de Vida do produto.

 

 

 
“A sustentabilidade só pode ser alcançada através de um melhor design."
Edwin Datschefski
 
 
© josé andrade vicente 2008-2012